BIOMEDICINA ESTÉTICA
A Biomedicina Estética é uma das especialidades da Biomedicina voltada ao desenvolvimento e aplicação de tratamentos para disfunções estéticas corporais e faciais. Foi aprovada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) conforme resolução nº 197 de 21 de fevereiro de 2011.
O Biomédico Esteta utiliza seus conhecimentos na área da anatomia, fisiologia, imunologia, endocrinologia, bioquímica e farmacologia dentre outros para compreender a fonte responsável pelo inestetismo do envelhecimento cutâneo e das disfunções estéticas corporais, proporcionando uma abordagem terapêutica direcionada a forma precisa de tratamento, potencializando resultados sem causar riscos à saúde.
As alterações inestéticas podem decorrer de condições orgânicas congênitas e/ou adquiridas, acidentes, iatrogênicas ou do próprio envelhecimento natural. A realização dos tratamentos é feita a partir da identificação dessas condições, acompanhando orientações relacionadas com fatores psicoemocionais, hábitos de vida e alimentares de cada paciente.
São oferecidos procedimentos minimamente invasivos e não-invasivos objetivando a manutenção de condições inestéticas que interferem na autoestima, de uma forma livre de cicatrizes, com menor desconforto, tempo de recuperação e risco de infecções. Através de uma anamnese detalhada o Biomédico Esteta é capaz de elaborar um protocolo de tratamento adequado às expectativas, rotina e segurança do paciente.